Varizes x vasinhos: qual a diferença?
- Marketing Dr Leonardo Stambowsky
- 1 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Muita gente usa esses nomes como sinônimos — e tudo bem! Mas do ponto de vista médico, cada termo tem um significado específico.
Varizes
São veias dilatadas, tortuosas e de maior calibre. Costumam ser visíveis sob a pele, podem causar sintomas como dor, peso e inchaço nas pernas e, em casos avançados, levar a complicações.
Veias reticulares
São veias de médio calibre, localizadas logo abaixo da pele. Muitas vezes se tornam a “rede de alimentação” de vasinhos e telangiectasias na superfície.
Telangiectasias
Popularmente chamadas de “vasinhos”, são veias muito finas, avermelhadas ou arroxeadas, bem superficiais. Geralmente incomodam mais pela estética, mas também podem estar relacionadas a sobrecarga do sistema venoso.
E os termos “vasos” e “vazinhos”?
Essas palavras não são técnicas, mas fazem parte da conversa do dia a dia com o paciente — e estão corretas no contexto da linguagem comum.
O que realmente importa
Mais importante do que o nome, é entender a causa. Aquilo que parece apenas estético pode ter uma origem mais profunda. Por isso, o diagnóstico vascular detalhado, muitas vezes com auxílio do EcoDoppler, é sempre o primeiro passo para definir o melhor tratamento.
👉 Agende sua avaliação na Clínica Stambowsky em Ipanema e tenha um diagnóstico preciso para cuidar da saúde e da estética das suas pernas.










Comentários